Notícias Cooprevsaúde

ONU reconhece a importância do cooperativismo

O cooperativismo no Brasil está em constante crescimento, somando mais de 20,5 milhões de cooperados e gerando mais de 524 mil empregos diretos, de acordo com dados do Anuário do Cooperativismo 2023. Globalmente, existem mais de três milhões de cooperativas e 1,2 bilhão de cooperados. Para fortalecer esse movimento, a Organização das Nações Unidas (ONU) adotou a resolução “Cooperativas no Desenvolvimento Social”, reconhecendo o papel fundamental das cooperativas no progresso das comunidades ao redor do mundo.

A ONU designou 2025 como o Ano Internacional das Cooperativas, com o objetivo de destacar a importância dessas organizações no desenvolvimento econômico, social e sustentável, especialmente para grupos vulneráveis. A resolução enfatiza a capacidade transformadora das cooperativas na promoção da justiça social e na redução da desigualdade.

Durante este período, as cooperativas devem receber mais visibilidade e apoio, com a ONU incentivando os países membros a promoverem as cooperativas em seus contextos locais. A cooperação técnica e a transferência de conhecimento serão promovidas para fortalecer essas organizações.

A resolução destaca a importância dos governos seguirem as recomendações para fortalecer o ecossistema empreendedor das cooperativas, criando empregos, erradicando a pobreza, promovendo a educação e a inclusão financeira.

Márcio Lopes de Freitas, presidente do Sistema OCB, destaca a importância do cooperativismo e seu papel na garantia do trabalho e renda. Em 2012, a ONU já havia dedicado um ano para as cooperativas, resultando em seu crescimento. A Aliança Cooperativa Internacional (ACI) também apoia a resolução, incentivando a promoção e avanço das cooperativas.

Ariel Guarco, presidente da ACI, elogia o cooperativismo no Brasil como um modelo de sucesso que promove a geração de renda e a distribuição equitativa de riquezas, fortalecendo as relações comunitárias.

Entidade declarou 2025 como Ano Internacional das Cooperativas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *