Vacinação é estendida para crianças e adolescentes de escolas municipais
Com o objetivo de aumentar a cobertura vacinal e reduzir a incidência de doenças imunopreveníveis, a Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) deu início oficialmente, nesta segunda-feira (18), à Estratégia de Intensificação da Vacinação nas Escolas.
Em uma colaboração entre as áreas de Saúde e Educação, por meio do Programa Saúde na Escola (PSE), a estratégia do Ministério da Saúde está em andamento desde a primeira semana deste mês nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) e agora está sendo expandida para toda a rede municipal de ensino para atualização vacinal, com as diversas vacinas recomendadas pelo Calendário Nacional de Vacinação.
“A equipe de Imunização da cidade já realiza ações ao longo do ano, mas, neste momento, estamos intensificando a vacinação de crianças e adolescentes, com o objetivo de aumentar a cobertura vacinal adequada para prevenir doenças nesses grupos etários”, afirma a coordenadora técnica de Imunização de Maceió, Eunice Amorim.
Durante a campanha, que vai até o dia 19 de abril, equipes móveis de vacinação estarão presentes nas escolas, oferecendo uma variedade de imunizantes do calendário vacinal regular, como contra Poliomielite, Sarampo, Meningocócica C e ACWY, Pneumocócica, HPV, Tríplice Viral e Pentavalente. Essas vacinas também estão disponíveis nas salas de vacina das Unidades de Saúde.
“As vacinas estarão disponíveis para crianças, adolescentes, professores, funcionários e pais, de acordo com a faixa etária e grupo prioritário para a imunização. A ação acontece das 9h às 16h e, em dias específicos, contará com a presença do Zé Gotinha, personagem importante nas campanhas de vacinação, que ajudará as crianças e adolescentes a superar o medo das vacinas de forma lúdica”, ressaltou Eunice.